terça-feira, 4 de outubro de 2016

Objetivo do Curso

Focando o treinamento no desenvolvimento físico e mental através de um método de ensino próprio baseado no treinamento dos antigos Guerreiros Espartanos (Método Lepartano), o grupo Parkour Brazil desenvolveu uma didática perfeita para a instrução do Parkour para qualquer tipo de pessoa, basta que a mesma tenha vontade de aprender e tenha garra para se superar cada dia mais!

Gostaríamos de reforçar que acreditamos que o aprendizado do Parkour pode se dar de diversas formas, e não precisa ser necessariamente em aulas com instrutores e em academias fechadas. Nós do grupo Parkour Brazil aprendemos na marra, por conta própria, pesquisando conteúdo, tutoriais na Internet, além de termos contado com a experiência de outros praticantes.

Isso nos rendeu muitos acertos e erros. Temos consciência e experiência de que é possível melhorar os resultados do desenvolvimento do aluno, através de uma metodologia contínua e progressiva de aprendizado, diminuindo o risco de lesões por treinamento inadequado e potencializando seus ganhos.




Conheça o Método de ensino Lepartano


Temos o orgulho de ser o primeiro grupo de Parkour do Brasil a criar um curso de Parkour e um método próprio de ensino e treinamento (Método Lepartano). Há 06 anos em São Paulo desenvolvendo o método Lepartanos conseguimos nos tornar o maior curso de Parkour do Brasil com um numero excelente de alunos empenhados e dispostos a sempre evoluir mais e agradecemos a confiança e o respeito dos Traceurs e Traceuses que nos apoiam nessa jornada.

A criação do método: o método Lepartano foi criado em 2009 por Leonard Ribeiro (Akira) que após anos de prática percebeu fortes limitações no desenvolvimento de sua força, reflexo, confiança e agilidade. Após analisar isso profundamente Akira pesquisou sobre variados tipos de treinamento e se empenhou na pesquisa e desenvolvimento do Método Natural, muito conhecido pelos antigos praticantes de Parkour. Este mesmo método de treinamento com alguns complementos se transformou no Método Lepartano de Ensino (nome criado na época por Danilo Rike - Mizu).

Atualmente o Método Lepartano é o treinamento que trás o melhor resultado em um período curto de treinamento. Trabalhando de forma aplicada todo o potencial dos alunos que aceitam treina-lo, desenvolvendo de forma incrivelmente rápida a força, resistência e agilidade dos alunos.

Por ser um treinamento pesado tanto físico como psicologicamente, o método não é recomendado para pessoas que tenham problemas em se desafiar. Ter uma mente forte é essencial para a prática do método Lepartano e para se evoluir dentro do Parkour.


 


Base inicial de Treinamento

 Para iniciarmos qualquer aluno no Parkour devemos inicialmente trabalhar os seguintes fatores: 
-Preparação física inicial e adaptação a exercícios mais pesados - fortalecimento e resistência muscular - potencialização de força e resistência  - amplitude de movimento e alongamentos -  adaptação de movimento brusco e suave e calculo de espaço e velocidade.   


Módulos de Ensino

O método Lepartano consiste em quatro pilares principais de treino, são eles:

Método Fênix: consiste em um treino guiado onde o aluno após realizar baixas e médias cargas de exercício executa um relaxamento muscular moderado, após este relaxamento os exercícios são potencializados com um carga de exercícios média.

Método Vulcano: consiste no treinamento pesado de exercícios e técnicas passadas conforme o rendimento do aluno. Neste treino o aluno leva o corpo a pré-exaustão e precisa adaptar movimentos e respiração para potencializar os ganhos e manter o rendimento.

Método Super-Nova: treino completo de Parkour, com exercícios em diferentes escalas (baixa, média e alta intensidade). Este método envolve o conjunto completo de exercícios e técnicas que são repassados durante um período médio de 04 há 05 horas de treino, é o método mais parecido com o Hell Night de Chris Blane Rowat.

Método Vôo Livre: neste tipo de treinamento o aluno tem a oportunidade de colocar o real Parkour em prática sem a necessidade de executar exercícios físicos de fortalecimento ou de ganho de massa muscular. É o treino onde o aluno pode escolher os movimentos que quer realizar e tem a possibilidade de ter o instrutor auxiliando no desenvolvimento e aperfeiçoamento das técnicas que o aluno deseja lapidar e/ou potencializar.






Gostaríamos de lembrar que a maioria das pessoas que hoje estão ministrando aulas, abrindo academias e criando grupos de treino há cerca de 07 anos atrás nos criticavam ferozmente por ministrarmos treinos pagos, agora estas mesmas pessoas estão tentando ministrar treinos e cursos. Alguns chamam isso de mudança de postura ou evolução nós preferimos chamar isso de evolução forçada.

Lembre-se: ao procurar por um curso de Parkour não procure por um site bonito ou uma bela academia, procure por um treino que lhe agrade, que traga resultados e que te ajude a evoluir de forma clara e eficiente. Muitos cursos e academias tentam segurar o aluno por vários meses ou anos com planos pagos antecipadamente, acreditamos que o aluno deve ter liberdade de ir e vir no treino quando desejar sem ficar preso a planos trimestrais ou anuais. Fique esperto (a) e seja livre.